Gramado

Com paisagens que parecem retiradas de um cenário de faz de conta, a cidade reúne casinhas em estilo colonial, ruas limpas e tomadas por jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros. Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos visitantes.

Colonizada pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado preserva suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus fundadores. Lançados recentemente, os roteiros de agro turismo levam às propriedades rurais dos descendentes que preservam, com orgulho, as tradições européias.

Os tours, claro, incluem degustação de produtos típicos como lingüiça, salaminho, queijos e vinhos. Falando nas delícias, não deixe de saborear o café colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade, são mais de 80 itens entre receitas doces e salgadas. Guarde ainda um espaço para os fondues, servidos até mesmo nos concorridos barzinhos da Avenida das Hortênsias.

Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. É fato que durante o inverno a cidade fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas. Entretanto, nas outras épocas do ano, há festas e eventos, além dos restaurantes e do comércio da Avenida Borges de Medeiros sempre cheia de novidades e de irresistíveis chocolates.

  • Entre março e abril, a Festa da Colônia mostra um pouco dos costumes e das cozinhas da Alemanha e da Itália. Experimente delícias das fartas mesas dos dois países nas barraquinhas. Vinhos e cervejas acompanham a infinidade de pratos típicos, que vão da macarronada ao joelho de porco.
  • Em agosto, o glamour do Festival de Cinema reúne estrelas no cartão-postal da Serra Gaúcha. Durante seis dias, a cidade cobre suas ruas e avenidas com tapete vermelho para receber celebridades e anônimos que conferem de perto as premiações em duas categorias. Produções brasileiras e Filmes latino-americanos, portugueses e espanhóis. Antes do resultado final, divulgado no Palácio dos Festivais, os filmes concorrentes são exibidos no palácio e no Centro Municipal de Cultura.
  • De novembro a janeiro, a cidade é enfeitada pela decoração natalina que enche as ruas de cores e brilho _ o Natal Luz.  Nessa época a cidade fica concorridíssima, devido ao clima mágico que lá se instala. Os presentes podem conferir belas paradas noturnas com desfiles de carros alegóricos, shows de música, de dança e  fogos de artifício.

Férias de Julho em Gramado

Voos:

17.07 – Confins (21:35) Porto Alegre (00:05)

21.07 – Porto Alegre (06:10) Confins (08:20)

Hospedagem:

Petit Hotel Provence Gramado Tissiani
*consulte-nos valores para outras opções de hospedagem

  • Preços são por pessoa em apartamento DUPLO e estão sujeitos a alteração s/ prévio aviso.
  • Pagamento em 10x no cartão Visa / Mastercard / Hipercard / American Express ou 12% de entrada + 10x no boleto.

Descubra a hospedagem ideal para você em Gramado

Dicas de onde ir e o que fazer em Gramado

Viajando a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Para casais, as pedidas são os programas românticos como jantar a luz de velas, passeio de pedalinho no Lago Negro ou um tour pelos bosques e cascatas da vizinha Canela. Já quem está com crianças, os parques temáticos, como o Snowland e o Mini Mundo tomam conta da programação. Independente da idade ou da companhia, não deixe de se lambuzar com os deliciosos chocolates produzidos na região, saborear sem culpa um farto café colonial e bater perna em meio às lojas da Avenida Borges de Medeiros.