KOH TAO, TAILÂNDIA: DESCANSO MERECIDO!

KOH TAO, TAILÂNDIA: DESCANSO MERECIDO!

Por Vickie Vargas – Atendimento Internacional

Paraíso dos mergulhadores na Tailândia, Ko Tao (ou Ilha da Tartaruga) fica a 1,5h de ferry de Koh Phangan (a ilha da Full Moon Party); é linda, relax e cheia de vibrações positivas!

Vem comigo…

HOSPEDAGEM

image

Acertamos na escolha do Ko Tao Cabana, por que ele tem todo o clima zen que esperávamos da Tailândia! Seu ambiente proporciona grande conexão com a natureza e trás uma energia boa, mesclando simplicidade com charme.

O Ko Tao Cabana fica na praia mais longa, estruturada e movimentada de Koh Tao, a Sairee Beach. 

Havíamos reservado uma Deluxe Villa, com vista para o mar. Mas chegando lá, fomos informados que houve um overbooking e nos deram um upgrade para a Honeymoon Cottage, que nos surpreendeu positivamente! Confiram no video:

Infelizmente, como dá pra ver no video, no tempo que ficamos em Ko Tao, pegamos sim, muita chuva!

Repararam que o chuveiro do banheiro é ao ar livre?! Pois é, EU gostei dessa sensação de liberdade durante o banho. Mas, tenho muito cliente que iria odiar tomar um chuvinha fria junto com o banho quente! Então não dá pra indicar para todo mundo.

E o hotel é todo assim; natural! Cheio de caminhos com muito verde, que ligam os chalés, a recepção, o spa, a “cachoeira” e o restaurante; distribuídos por uma mata que fica na beira da praia. Para quem, assim como nós, ama a natureza, é perfeito!

O único ponto que realmente nos incomodou um pouco é que da nossa cabana era possível ouvir a música na praia á noite.

Pelas caminhos na mata do hotel, sempre víamos uma plaquinha onde estava escrito “waterfall” (cachoeira, em inglês). Quando resolvemos seguí-la, descobrimos que a cachoeira, era na verdade, uma piscina:

image

O restaurante do hotel te recebe com essa delicadeza:

image

O café da manhã não é dos melhores, mas serve bons omeletes!

Uma curiosidade:  na Tailândia, oferecem muitas opções de comida de almoço _ como macarrão, frango e salada _  no café da manhã.

Ainda restaurante do hotel, pedi (no horário de almoço mesmo!) esse abacaxi recheado com arroz, peixe, verduras e castanha de caju: lindo e gostoso!

image

KO TAO

Uma ilha de apenas 21 Km quadrados; mais vazia, tranquila, sem a agitação de Koh Phi Phi e de Koh Phangan; perfeita para relaxar!

A atração mais famosa de Ko Tao é Koh Nang Yuan: três pequenas ilhotas interconectadas por bancos de areia branquinhas e água azul turquesa.

Conseguimos visitá-la na única tarde de sol que pegamos por lá.

image

COMO CHEGAR EM KOH NANG YUAN:  Para aqueles que desejam fazer um bate-e-volta em Ko Tao só para visitar Koh Nang Yuan, há barcos diários saindo do píer de Ko Tao _ o Lomprayah Pier. 

E para quem está hospedado em Ko Tao, é possível pegar um barco aa partir de qualquer praia! Pegamos o nosso saindo de Sairee Beach e foram apenas 10 min de viagem. Pagamos 200 bahts para ir e voltar (lembre-se, aqui praticamente quase tudo aqui é negociável!).

Para pisar em Koh Nang Yuan, paga-se uma taxa de 100 bahts por pessoa e a ilha fecha ás 17h.

O QUE FAZER EM KOH NANG YUAN: Dá para aproveitar a praia, fazer snorkel, almoçar no restaurante que tem por lá e visitar o view point _ que é imperdível: de lá é possível ver a beleza de Koh Nang Yuan de cima. É uma trilha fácil, de cerca de 20 min.

Á noite, Ko Tao é agradável, com várias opções de barzinhos e restaurantes com boa música. Há muitas ruelas onde não passam carros.

image

Pelas ruas de Ko Tao, o que mais se vê são escolas/lojas de mergulho. Dizem que o lugar é realmente muito propicio para a prática e é incrivelmente barato! Aqui você pode fazer o curso (cerca de 4 dias) e adquirir o certificado de mergulhador por 8.500 bahts _ o equivalente a R$ 850 reais.

Infelizmente não pudemos mergulhar aqui, devido ao mal tempo que pegamos.

Procurando por atividades indoor, optamos por fazer uma aula de culinária tailandesa.

Ko Tao Thai Cooking Classes

Subindo uma rua á esquerda do porto de Ko Tao, encontramos essa “escola”: um lugar bem simples, porém acolhedor, onde passamos a tarde. O link para a página deles no facebook está AQUI.

image

Chegamos em torno de 13h, conversamos com uma simpática tailandesa (com um inglês muito bom, por sinal _ o que é raro por lá), e pouco tempo depois, já começamos a cozinhar.

No total, te ensinam 3 pratos. A aula é bem livre e o tempo de preparo depende da sua agilidade. Nós por exemplo, conversamos bastante sobre a culinária local durante o preparo dos nossos pratos, e ficamos cerca de 3h.

image

Foto acima: os 3 pratos já pré-preparados, antes de serem levados ao fogo: Frango ao curry com leite de côco; frango com legumes e castanha de caju e rolinho primavera.

Ficou tudo delicioso, com uma ressalva para o frango ao curry, que é bem apimentado! Aqui, os pratos prontos:

image

Para quem ficou com água na boca, traduzi as receitas abaixo. São super fáceis de fazer! A única dificuldade são os ingredientes, que não são tão comuns no Brasil. Mas podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos asiáticos.

Frango com castanha de caju

Ingredientes (rende 2 pratos):

1 copo de Castanha de caju

250 G de frango

4 colheres de sopa de óleo

2 dentes de alho

1 cebola em rodelas

4 milhos baby

10 cenouras baby

1 cebolinha

Molho:

1 colher de sopa de molho chilly/molho agridoce thai?

1 colher de sopa de molho de ostras

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de café de açucar mascavo

1 tablete de caldo de frango

Modo de preparo:

Coloque o óleo e o alho em uma panela e frite até dourar. Adicione o frango e frite até dourar. Adicione a cebola, as cenouras e os mini-milhos e mexe um pouco. Adicione os ingredientes do molho e mexa. Por ultimo, jogue as castanhas de caju e a cebolinha.

Rolinho Primavera

Ingredientes (rende 6 rolinhos):

6 folhas de arroz

60g de Macarrão Harussame

100g de repolho em fatias bem finas

100g de broto de feijão

60g de cenoura

2 dentes de alho

3 colheres de sopa de molho de soja

3 colheres de sopa de molho de ostra

1 colher de sopa de acucar

4 colheres de sopa de oleo

Modo de preparo:

Embeba o macarrão até amaciar. Pique as verduras bem pequenas.

Ponha um pouco de molho nas verduras e no macarrão e misture-os.

Frite o alho, as verduras e o macarrão um pouco. Separe-os em 6 “montinhos”.

Enrole-os em nas folhas de arroz. Feche com ovo. Frite.